A Primavera está a chegar: mude o roupeiro de forma responsável



Com a chegada da nova estação, começa a ser mudado o guarda roupa – o que não significa necessariamente, comprar roupa nova. É altura de retirar do armário a roupa mais quente e começar a utilizar peças mais leves, próprias para o tempo de Primavera. A Vinted, aplicativo de moda em segunda mão, acredita que esta é também uma ótima altura para incorporar um estilo de vida mais minimalista e livre de tralha, o que faz bem tanto ao ambiente como à carteira.

Com o lema “menos é mais”, a Vinted dá-lhe três dicas para organizar e renovar o seu armário de forma simples e consciente:

Opte por um guarda-roupa cápsula
Ter um guarda-roupa minimalista pode ser uma boa maneira de termos impacto positivo no ambiente: ajuda-nos a ter peças com melhor custo por utilização, a aumentar o uso geral da roupa no tempo e a reduzir as compras por impulso e o desperdício. Componhamos uma coleção sazonal de menos de 50 peças de roupa que possam ser combinadas facilmente para criar estilos variados ao longo da estação. Comecemos por verificar o que já temos e o que usamos amiúde, definamos um estilo e façamos uma lista. Isto vai-nos ajudar a comprar apenas o que for necessário para montar a cápsula e otimizar o que já temos. Tenhamos em conta que as peças na nossa cápsula devem ser intermutáveis, de modo que consigamos criar um sem-número de conjuntos com menos itens. E se quisermos ir mais longe, escolhamos o desafio dos 33 itens do Project333, que sugere a criação anual de 4 cápsulas de 33 peças.

Compromisso com 1 dentro, 1 fora
É facílimo: cada vez que compramos uma peça (lembremo-nos que em segunda mão é sempre boa ideia!), um dos itens antigos salta do guarda-roupa — podemos decidir vendê-lo para fazer algum dinheiro extra, oferecê-lo a alguém que possa gostar muito dele ou dá-lo. Sejamos criativos: além de reduzirmos o desperdício de roupa e de optarmos por compras mais ponderadas, podemos otimizar o guarda-roupa com criatividade em modo DIY. Podemos transformar facilmente uma t-shirt velha tingindo-a ou acrescentando-lhe um design original com tinta ou marcadores para tecido ou bordado, ou, como toque pessoal, acrescentar emblemas, tecido e contas a um casaco ou camisa de ganga antiga.

As peças essenciais
Se quisermos juntar algumas peças ao guarda-roupa ou, melhor ainda, trocar algumas que já não nos sirvam e queiramos vender em segunda mão, apostemos em algumas peças essenciais que não sejam meramente o início da cápsula, mas que sejam também o “material” perfeito para enfrentar a meia-estação. Nesta altura, o importante são as camadas de roupa e sermos pragmáticos nas nossas escolhas.

Algumas peças essenciais? Comecemos pela parte de fora: um impermeável e um casaco de penas leve podem dar muito jeito para enfrentar o tempo quente e o frio, a chuva e o sol. Usemo-los por cima de um bonito blazer e de uma camisola que possamos combinar ou alternar, para criar um visual de escritório, de sair à noite ou informal. Da cintura para baixo, algumas ideias versáteis: calças de ganga e saias médias ou vestidos médios que se possam usar com colãs, botas ou sapatos slingback. Não nos esqueçamos dos acessórios: um cachecol grande que possamos arranjar de várias maneiras e umas boas meias quentinhas para usar com calças ou com sandálias ou sapatos rasos, para um visual criativo.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...