Chicago pode ter arranha-céus que limpa o ar (com FOTOS)
A cidade de Chicago está a impor-se nos media com conteúdos na área da sustentabilidade urbana, um assunto cada vez mais na ordem do dia na comunicação social norte-americana.
Segundo o Planeta Sustentável, o mais recente projecto propõe um arranha-céus (ou não estivéssemos na América) que limpar o ar da região onde foi construído. A arrojada ideia foi desenvolvida pelos arquitectos Danny Mui e Benjamin Sahagun, que criaram a inovação quando ainda eram estudantes do Illinois Institute of Technology.
Segundo Mui e Sahagun, o edifício teria um espaço para tanques biorreactores equipados com algas, que absorveriam os gases carbónicos. Estes biorreactores estariam instalados nos topos e laterais das torres.
Paralelamente, as algas serviriam para produzir biocombustíveis, que poderão abastecer os automóveis dos residentes dos prédios, como alternativa aos combustíveis de origem fóssil.
As torres, que foram baptizadas de CO2ngress Gateway Towers, têm ainda fachadas com camadas duplas de janelas, para eliminar a poluição sonora que chega da rua – a Eisenhower Expressway – e abrigar pequenas varandas internas.
A forma do arranha-céus também seria inovadora – um pouco como a Torre de Pisa – mas há uma explicação: evitar bloquear a vista e criar uma espécie de portão de visão na Einsenhower Expressway.