Chile já teve 109 sismos em 2012



O Chile teve 43 sismo nos últimos três dias do ano, 16 deles no dia 31 de Dezembro, de acordo com o Instituto de Sismologia da Universidade do Chile. Nenhum dos sismos foi sentido aos 16,6 milhões de habitantes do país, uma vez que o mais forte teve 4,3 de magnitude. O mais fraco teve 2,3 graus na escala de Richter.

O Chile é o país do mundo com mais fenómenos sísmicos, sendo que, desde o início do ano, de acordo com o mesmo instituto, já terão ocorrido 109 sismos – e 19 já hoje. Alguns deles foram sentidos pela população, como pode ver aqui.

O país latino-americano teve ainda aquele que é considerado o mais violento sismo de sempre. A 22 de Maio de 1960, um sismo de 9,5 pontos na escala de Richter atingiu todo o centro-sul do Chile, entre as cidades de Valdívia e Concepción.

O sismo foi sentido em várias partes da terra, tendo produzido um tsunami que chegou a países como o Japão e outras regiões, como o Havaí. O Chile é susceptível a fortes terramotos porque está cortado pela divisão de duas placas tectónicas: a placa de Nazca e a placa sul-americana.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...