Chile: paleontólogos descobrem o “ornitorrinco” dos dinossauros



Primo de carnívoros famosos como o Velociraptor e o T. Rex, o Chilesaurus Diegosuarezi é, contudo, um herbívoro, uma descoberta que deixou os cientistas de boca alerta e os levou a chamá-lo de o “ornitorrinco dos dinossauros”.

Descoberto em 2004 por Diego Suarez, um jovem chileno então com sete anos, o Chilesaurus Diegosuarezi tinha três metros, chifres em bico, mãos de dois dedos, pés iguais aos dinossauros de pescoço longo mas, porém, uma cabeça pequena.

De acordo com um estudo publicado ontem na revista Nature, os cientistas acham o novo dinossauro tão estranho que o comparam já ao ornitorrinco, que tem um bico de pato, cauda de castor e é um mamífero que põe ovos.

“Acho que nenhum paleontólogo esperava que os terópodes mais jovens poderiam ter evoluído para algo como isto”, explicou Alexander Vargas, paleontólogo da Universidade do Chile e co-autor do estudo da Nature. “[Esta descoberta] é mais do que uma nova espécie – é todo uma novidade em termos de corpo de dinossauro. É uma miscelânea evolutiva”, concluiu o cientista ao The Verge.

O Chilesaurus Diegosuarezi foi descoberto na formação rochosa de Toqui, no sul da Patagónia chilena. Inicialmente, os cientistas pensaram que os fósseis pertenceriam a mais do que uma espécie, devido à estranha combinação de características. No entanto, uma pesquisa mais exaustiva revelou o contrário.

“Acho que ele merece ser chamado de ornitorrinco dos dinossauros porque, tal como o ornitorrinco, ele provém de uma linhagem muito antiga, com características antigas mas que passaram por grandes transformações evolutivas, combinando traços de animais radicalmente diferentes”, completou Vargas.

O Chilesaurus é um dos dinossauros mais diferentes alguma vez encontrados, com o seu bico, garras direitas, dentes em forma de folha e ancas que relembram os dinossauros herbívoros. E ainda que ele fosse da família de todos os carnívoros da altura, a sua dieta baseia-se unicamente em plantas. Isto, porém, não é novo. O T. Rex, por exemplo, tem familiares herbívoros.

O facto de o Chilesaurus ser tão diferente dos outros dinossauros é inesperado. Existem dinossauros que viviam no Chile, Tanzânia e Estados Unidos que são idênticos, por isso era pouco provável que se encontrassem dinossauros tão diferentes no Chile. Será que este era um dinossauro isolado da teia evolutiva normal, ou será que os Chilesaurus teriam sido membros de um grupo “estranho” de dinossauros com alcance global?

[nggallery id=1765 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...