Chimpanzés sobrevivem à interferência humana através da ingestão de figos
Tal como as batatas são um alimento básico para os humanos, também os figos são essenciais para os chimpanzés. Este fruto é particularmente importante para um grupo de chimpanzés do Uganda, onde a desflorestação e outras actividades humanas têm perturbado o habitat.
Na área de Sebitoli, no Uganda, as florestas onde habitam os chimpanzés estão fragmentadas e uma investigação conduzida por cientistas franceses, americanos e ugandeses descobriu cerca de 100 símios a abitar numa pequena floresta entre uma plantação de chá e de eucaliptos. Para perceberem como é que os chimpanzés viviam num local onde sentiam fortemente os efeitos da actividade humana, os primatologistas monitorizaram os animais durante quatro anos, refere o Dodo.
Comparativamente com outros chimpanzés a viver noutras partes do Uganda, os símios de Sebitoli comiam figos mais frequentemente. Sendo saborosos e nutritivos, os figos correspondem a quase metade da dieta destes animais, fornecendo proteínas e muita energia. Felizmente para os chimpanzés de Sebitoli, as figueiras desta zona são densas, apesar do seu abate para a extracção comercial de madeira.
Tal como as figueiras são resilientes, também são as comunidades de chimpanzés desta região. Os autores do estudo denotam que a adaptabilidade dos chimpanzés será uma vantagem para a sobrevivência da espécie a longo-prazo neste habitat alterado.
Foto: Johnwobert / Creative Commons