China: Descoberta floresta com 298 milhões de anos. Estava preservada pela cinza vulcânica.
Cientistas chineses e norte-americanos anunciaram a descoberta de uma floresta com 298 milhões de anos, que estava escondida atrás de uma mina de carvão em Wuda, China, e que terá sido preservada por uma cinza vulcânica – tal como Pompeia.
A floresta encontra-se na Mongólia Interior e algumas das suas árvores chegarão aos 25 metros, de acordo com um artigo da Proceedings of the National Academy of Scientists, que publicou o achado.
Liderados por Herman Pfefferkorn, professor da Universidade da Pennsylvania, os cientistas estão a estudar a floresta fossilizada, que foi descoberta por uma máquina que trabalhava na mina de carvão.
Até agora, afirma o Gizmodo, foram examinados 300 mil metros quadrados de floresta, tendo a cinza vulcânica protegido tão bem esta floresta que ainda se podem encontraram ramos e algumas folhas agarrados às árvores.
Veja a fonte da informação, a Universidade da Pennsylvania.
As árvores datam do Período Permiano, e ainda estariam vivas na altura em que os continentes estavam ligados num super-continente, a Pangea. Seis grupos de árvores foram descobertos, um deles já está extinto, o Noeggerathiales.
Segundo os cientistas, a cinza vulcânica que protegeu esta floresta caiu durante vários dias, acabando por esconder o local. Se não fosse este fenómeno, a floresta teria desaparecido. Agora, é tempo de estudar melhor este período esquecido do Planeta Terra.