China: Design ajuda montanhas a recuperarem das feridas da industrialização (com fotos)

Quatro designers chineses desenvolveram um projecto para recuperar as montanhas destruídas do Sul da China, devolvendo as populações ao estilo de vida de há vários séculos.

Green Savers

Não será nenhuma surpresa para o caro leitor, provavelmente, se lhe dissermos que a industrialização e a escavação de minas para procurar minerais está a destruir parte do nosso planeta. A China, também não é surpresa, é um dos Países mais afectados por esta constante destruição humana da natureza, que leva à migração de populações e devasta os habitats.

Para tentar contornar e mitigar a presença da mão humana no Sul da China, os designers Yiyting Shen, Nanjue Wang, Ji Xia e Zihan Wang desenvolveram o projecto Mountain Band-Aid (Penso Rápido para a Montanha, em português).

O projecto pretende recuperar parte das montanhas destruídas pela escavação de minas, levando os antigos habitantes destas regiões a regressarem às suas casas e campos. O Mountain Band-Aid constrói uma espécie de aldeia vertical, tenta reabilitar as cicatrizes industriais destes locais e recuperar o estilo de vida de décadas e séculos passados.

A proposta destes quatro designers pega no sistema tradicional construção chinesa Chuan Dou e aplica-o verticalmente na face mais visível da destruição industrial da montanha. Grandes vigas afundadas neste lado da montanha apoiam uma rede e plataformas, que por sua vez sustentam as casas e espaços de trabalho, criando uma camada interna e uma camada externa.

Os espaços únicos criados por este arranha-céus da montanha simulam uma tradicional aldeia Hmong, dando aos habitantes a possibilidade de voltarem ao tipo de vida que tiveram durante séculos.

A vida tradicional destas aldeias é definida na camada externa, que cria a aldeia e os padrões verticais de arroz. A camada interna, por outro lado, mantém os espaços comunitários e a ligação à montanha.

Um sistema de irrigação baseado na água da chuva e a captação de água cinzenta alimenta as plantas, que serão assim recolocadas na montanha. Umas escadas rolantes transportam os habitantes de cima para baixo, e um caminho interior liga todos os níveis, para um passeio mais descontraído.

O projecto, que parece algo complexo, recebeu o segundo prémio na eVolo 2012 Skyscraper Competittion. Uma coisa é certa: há centenas de locais, em todo o mundo, que precisam urgentemente de serem recuperados e reabitados. E só por perceber a importância de fazer regressar as populações ao estilo de vida que, durante séculos, foi vivido pelos seus antepassados, este projecto já é bem-vindo.

 

Partilhe este artigo


Nova Edição

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.