China está a construir a maior incineradora do mundo



A cidade de Shenzen, na China, está a construir aquela que será a maior incineradora do mundo, um projecto que tem data prevista para inauguração em 2020. Nessa altura, a fábrica poderá queimar até 5.000 toneladas de lixo por dia.

O projecto está a ser operacionalizado pela consultora Keppel Seghers e vai servir uma região com 20 milhões de habitantes. Com 267.000 metros quadrados, esta fábrica foi desenhada pelo ateliê de arquitectura dinamarquês Schmidt Hammer Lassen e pela Gottlieb Paludan, que ganharam um concurso internacional e, neste vídeo, tentam explicar por que razão a transformação de lixo em energia é uma forma de renováveis.

Segundo o vídeo, o design circular da fábrica – em vez do tradicional rectângulo – minimiza a pegada carbónica, ao reduzir a necessidade de escavações no local. Por outro lado, mais de 65% do telhado – ou 44.000 metros quadrados – será escondido por painéis solares que converterão a energia solar em electricidade, de forma directa. Existirá ainda um jardim com vistas panorâmicas sobre a região e vários caminhos para atrair visitantes.

A infra-estrutura será ainda utilizada para educar o público sobre os desafios da deposição de resíduos e a forma como podemos produzir menos lixo todos os dias.

Queimar resíduos para gerar energia é uma das formas para solucionar o problema dos resíduos em muitos países, mas este processo liberta dióxido de carbono para a atmosfera, pelo que não é considerado como uma solução plausível pelos ambientalistas. Ainda assim, o Governo chinês prevê construir outras três mega-incineradoras nos próximos três anos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...