China: exploradores descobrem 10km de grutas em apenas 10 dias (com FOTOS)
O mundo ainda tem muitos cantos por descobrir. Prova disso é o sistema de 10km de grutas subterrâneas descobertas pelo fotógrafo belga François-Xavier De Ruydts e a sua equipa de exploradores no sul da China.
A descoberta do sistema cavernoso foi feita em Janeiro deste ano no Leye-Fengshan Geopark. O fotógrafo, e seis outros exploradores, foram convidados pelo parque para investigar e documentar algumas das passagens e poços mais difíceis de alcançar. Em apenas 10 dias, a equipa de exploradores descobriu 10km de novas grutas e 35 novos poços, refere o Daily Mail.
Actualmente, o parque está a travar uma batalha contra o vandalismo, pois os assaltantes invadem o espaço e cortam estalagmites e estalactites para vender nos mercados locais como peças de decoração.
Agora que foi descoberto um novo sistema de grutas, os oficiais do parque esperam que a nova informação e as imagens recolhidas por De Ruydts possam tornar as grutas num destino turístico que gere rendimentos para os habitantes locais e acabe com o vandalismo. Veja aqui algumas das fotos recolhidas pelo fotógrafo belga.
[nggallery id=1100 template=greensavers]