China nomeia diplomata Liu Zhenmin como novo representante especial para o clima



A China nomeou Liu Zhenmin, antigo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, como novo representante especial para o clima, em substituição de Xie Zhenhua, que se demitiu por motivos de saúde, informou o Ministério da Ecologia e do Ambiente.

Liu, de 68 anos, foi também embaixador da China nas Nações Unidas e chefe do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais da ONU.

O seu antecessor, Xie, de 74 anos, representou a China nas negociações globais sobre o clima nos últimos anos. Ele reuniu várias vezes com o homólogo norte-americano, John Kerry.

A última reunião ocorreu em novembro passado na Califórnia, nos Estados Unidos, depois de Kerry ter instado a China a descarbonizar o setor da energia, a reduzir as emissões de metano e a diminuir a desflorestação.

Em setembro de 2020, a China comprometeu-se a atingir o pico das emissões de dióxido de carbono até 2030 e a neutralidade carbónica até 2060.

Pequim comprometeu-se também a reduzir as suas emissões por unidade do PIB em pelo menos 60%, até 2030, em comparação com os níveis de 2005, de acordo com um plano climático que apresentou em 2021.

Até 2030, as autoridades chinesas pretendem que os combustíveis não fósseis representem 25 % da energia produzida no país, onde o carvão continua a ser a fonte de energia dominante.

Pequim criticou ainda o que considera ser um “incumprimento dos países ricos” em matéria de clima e defendeu o princípio das “responsabilidades comuns mas diferenciadas”.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...