China: população de pandas gigantes está a aumentar
Um dos maiores exemplos de conservação de espécies é sem dúvida o do panda gigante. Após anos de medidas de conservação e reprodução em cativeiro, os esforços começam a ser recompensados e a população destes animais a aumentar. De acordo com a agência noticiosa oficial da China, que cita um estudo oficial, a população de pandas aumentou cerca de 17% nos últimos dez anos.
O estudo foi elaborado pela Administração Estatal das Florestas e revela que, no final de 2013, existiam 1.864 pandas a viver em estado selvagem, mais 268 que em 2003, o que equivale a um crescimento de 16,9%, indica a agência Xinhua. Ao longo desta década, o habitat destes animais cresceu 11,8% para 2,58 milhões de hectares. Além dos animais em estado selvagem, 375 pandas gigantes – 166 machos e 209 fêmeas – a viver em cativeiro no final de 2013.
Além dos animais que vivem na China, o estudo contabiliza ainda outros 42 pandas, incluindo crias e adultos, espalhados por 12 países, refere o Guardian.
Os pandas selvagens vivem principalmente nas montanhas do sudoeste do território chinês. Embora tenham um código genético semelhante ao dos ursos, estes animais alimentam-se exclusivamente de bambu. A sua taxa de reprodução é bastante diminuta e as pressões que enfrentam para sobreviver são variadas, sendo que a mais preocupante é a perda de habitat.
Foto: ikerekes81 / Creative Commons