China: uma casa no meio da auto-estrada (com FOTOS)
Esta não será, certamente, a primeira vez que lê sobre as casas chinesas que são deixadas isoladas no meio de infra-estruturas recém-construídas: de complexos habitacionais, parques de estacionamento a auto-estradas. Este fenómeno pode parecer mito urbano, mas ele é bem real e chegou recentemente a Dongying, na província de Shandong, China.
Ye Tan e a sua mulher Shen, de 72 e 71 anos, respectivamente, recusaram-se a vender a sua propriedade a uma empresa que construía uma auto-estrada na região, por isso ficaram rodeadas desta infra-estrutura.
Segundo a imprensa chinesa, a construtora recusou-se a falhar o prazo para a conclusão da obra e construiu a auto-estrada em volta da casa de Ye e Shen. Enquanto os carros ligeiros conseguem contornar os edifícios – por sua conta e risco – os camiões têm de voltar para trás.
Na verdade, os camionistas não são avisados da casa – as nail houses, como são conhecidas. “Nem acreditei quando conduzia e a estrada acabava na quinta. Há construções nos dois lados e a única forma de passar era utilizar um caminho de terra que não é suficiente para um camião”, explicou Lian He, de 35 anos, aos media locais.
As imagens da fotogaleria estão a ser partilhadas pela rede social chinesa Weibo e as autoridades de Dongying são agora criticadas por adjudicarem uma obra sem que a cidade fosse proprietária de todos os terrenos.
Na China, à medida que milhares e milhões de pequenos proprietários aceitam quantias para mudarem de residência e aceitarem a demolição da sua casa, outros resistem às propostas, tornando-se solitários e excêntricos moradores.
As Nail Houses – casas unha – são símbolos de resistência. Veja algumas das mais célebres.
[nggallery id=933 template=greensavers]