Chineses anseiam por energias renováveis, mesmo que para isso tenham de pagar mais



Uma sondagem revelada recentemente mostra que um número impressionante de cidadãos chineses está disposto a pagar mais para ter acesso a energia de fontes renováveis. No entanto, as empresas que mundialmente distribuem “energias limpas” não têm expressão comercial no maior mercado do mundo. Porquê?

A sondagem da empresa Ipsos Mori inquiriu cerca de três mil pessoas a morar em centros urbanos, como Beijing, Shanghai, Guangzhou, Shenyang, Chengdu, e Lanzhou durante o mês de Julho e Agosto. Os dados revelam que 97,6% dos participantes no estudo quer comprar energias renováveis. Desses, 90% estaria disposto a pagar mais para o conseguir.

Penge Peng, responsável da China Renewable Energy Industries Association, analisa os resultados dizendo que “os consumidores chineses mostram uma vontade maior de comprar energias renováveis e estão prontos para pagar taxas consideravelmente mais elevadas por ela.” No entanto “não existem actualmente opções para os consumidores na China seleccionarem a sua fonte de energia”, alerta Peng.

Se há procura por parte dos consumidores, como se explica então a pouca oferta? O Estado chinês controla a energia do país, praticamente na totalidade. E embora o país tenha feito um grande investimento na área das energias renováveis nos últimos três anos, não há ainda uma ligação directa entre o que é produzido, o que é pago e o que o que consumidores recebem nas suas casas.

LI Junfeng, director do Centro Nacional de Estratégia de Mudanças Climáticas e Cooperação Internacional, defende que “a China devia dar aos consumidores a possibilidade de comprar energia verde directamente das empresas energéticas, para responder à sua procura por energia e para uma melhor qualidade ambiental”, diz em comunicado.

O entusiamo nas respostas poderá também ser explicado pelos altos níveis de poluição atmosférica que o país apresenta. A massiva queima de carvão que tem impulsionado o crescimento económico da China nas últimas décadas, transformou o ar de muitas cidades num nevoeiro denso, perigoso e irrespirável. 90% dos entrevistados acredita que as energias renováveis podiam ter um impacto real na redução da poluição atmosférica do país.

Foto: Kydo News 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...