Ciclo da água está a ser afetado pelo aquecimento global



O aquecimento global está a provocar mudanças no ciclo da água: as zonas húmidas estão a ficar mais húmicas, e as zonas secas, cada vez mais secas.

Embora fosse difícil estudar este ciclo, dado que a maior parte das mudanças ocorre no oceano, uma equipa da Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, decidiu chegar a uma resposta ao analisar os padrões de mudança do sal no oceano, no período de 1970 a 2014.

“Nas regiões mais quentes, a evaporação remove a água doce do oceano. deixando o sal para trás e tornando o oceano mais salgado”, começa por explicar Jan Zika, professor da Escola de Matemática e Estatística da UNSW. O ciclo da água leva esta água doce para regiões mais frias onde cai como chuva, diluindo o oceano e tornando-o menos salgado.”

Nos 44 anos em estudo, a quantidade de água doce do Equador para os Polos foi entre duas a quatro vezes superior ao esperado, revelam os cientistas. Foram movidos entre 46.000 e 77.000 quilómetros cúbicos extra de água doce, o equivalente a 123 vezes a água do porto de Sydney.

“As mudanças no ciclo da água podem ter um impacto crítico nas infraestruturas, na agricultura e na biodiversidade. Por isso, é importante entender como as alterações climáticas estão a impactar o ciclo da água agora e no futuro”, afirma o investigador Taimoor Sohail.

O artigo foi publicado na revista científica Nature.



Notícias relacionadas

Comentários estão fechados.