Ciclo de Debates CGD: “Floresta e Incêndios Florestais – Incertezas e Verdades”



A Caixa Geral de Depósitos e a Liga para a Protecção da Natureza promovem um ciclo de quatro debates sobre o tema da Floresta e as razões fundamentais e estruturais que estão na génese da recorrência dos fogos florestais.

Portugal tem vivenciado nos últimos anos dificuldades no que toca ao drama dos incêndios florestais, causando grandes prejuízos naturais, sociais e económicos. Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), este ano, até 16.10.2017, comparado com o histórico dos dez anos anteriores, registaram-se menos 1% de ocorrências e mais 407% de área ardida relativamente à média anual do período, traduzindo-se, entre 1 de Janeiro a 16 de Outubro a um resultado de perto de 420.000 hectares de área ardida de espaços florestais. Estes números levam-nos a reflectir sobre as verdadeiras razões que determinam a recorrente eclosão de grandes incêndios, entre outros temas relacionados com a temática em análise.

A Caixa Geral de Depósitos no âmbito da sua missão para a preservação e promoção do património ambiental português e enquanto motor socioeconómico do país tem como um dos seus objectivos ambientais e sociais apostar em programas estruturados e de relevância para a comunidade em geral, é o caso do seu Programa Floresta Caixa, desde 2006, que apoia a plantação de espécies autóctones.

Assim, de forma a sensibilizar o público em geral, estudantes, empresários, especialistas e outros interessados, a Caixa Geral de Depósitos e a Liga para a Protecção da Natureza organizam um ciclo de debates sobre as florestas e os incêndios, promovendo a troca de ideias sobre os vários desafios que o tema encerra, desde a gestão florestal, a diversificação das espécies arbóreas, a literacia ou o papel dos media na comunicação que contribua para o conhecimento.

O evento tem a colaboração da Ordem dos Engenheiros.

Foto: via Creative Commons 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...