Cidade alemã gera 100% de energia a partir de fontes renováveis (com FOTOS)
Durante a última década, nenhum país abraçou as energias renováveis com tanto entusiasmo como a Alemanha. Apesar do abandono progressivo da energia nuclear, o país está a exportar mais energia do que nunca, em grande parte graças ao investimento nas energias renováveis. Um lugar, em particular, tem mostrado o potencial deste tipo de aposta: Feldheim, uma pequena cidade situada a cerca de 60 Km de Berlim, gera todo a sua energia a partir do vento, do sol e do biogás.
Feldheim acolhe apenas 150 habitantes, mas tornou-se um importante destino turístico nos últimos anos, atraindo pessoas de todo o mundo que se deslumbram com a independência energética do lugar.
Em 2010, os moradores de Feldheim investiram na construção da sua própria rede eléctrica, o que lhes permitiu ter controlo sobre os preços de electricidade na aldeia. O resultado é que hoje pagam cerca de menos 30% de conta de electricidade.
A mudança para as energias renováveis começou na década de 1990, quando a comunidade instalou uma turbina eólica, de modo a tirar proveito dos ventos fortes da região. A partir daí, o número de turbinas cresceu – neste momento, há mais turbinas no parque eólico do que casas na cidade.
Em 2008, construíram também uma fábrica de biogás, no valor de €1,7 milhões (R$ 4,4 milhões), que converte dejectos de porcos e milho não consumido em calor. A instalação permitiu aos moradores reduzir os seus custos de aquecimento em cerca de 10%.
Feldheim é um verdadeiro exemplo mas, atenção, não alcançou a independência energética de uma só vez; o processo aconteceu com cada medida a ser adicionada gradualmente. Segundo o Inhabitat, os próximos planos para o lugar passam por construir instalações de armazenamento que serão capazes de acumular energia suficiente para as necessidades de dois dias da comunidade.