Cidade britânica retira mural irónico de Banksy (com FOTOS)



Um mural de Banksy foi removido em Clacton-on-Sea, Reino Unido, por ser considerado racista, anunciou a imprensa britânica nas últimas horas. O mural, provavelmente irónico, mostra um grupo de pombos a apontar cartazes anti-imigração para uma outra ave, exótica, que se encontra sozinha ao seu lado.

Segundo a BBC, as autoridades decidiram repintar o mural depois de várias queixas dos locais, ignorando o facto de este ter sido executado por Banksy e valer vários milhares de euros. Ironicamente, e depois de perceberem tratar-se de um mural milionário, as autoridades convidaram Banksy para repetir a obra.

“Claro que veríamos com bons olhos um original de Bansky em qualquer das nossas paredes e ficaríamos maravilhados sem ele voltasse”, explicou o director de comunicação da autarquia, Nigel Brown.

Segundo o responsável, o local foi “inspeccionado por funcionários que tiveram a certeza de que o cartaz poderia ser visto como ofensivo e racista”, por isso ele foi removido na própria manhã em que foi descoberto.

O trabalho foi entretanto colocado no site de Banksy, cujo porta-voz se recusou a comentar o tema – Banksy permanece anónimo, apesar de todo o seu mediatismo. O artista é conhecido pelos seus murais políticos e que cobrem temas que vão das alterações climáticas à guerra, segunraça e vigilância e más condições de trabalho.

O mural de Banksy está relacionado com a repetição das eleições em Clacton, a 9 de Outubro, motivadas pela mudança de Douglas Carswell do Partido Conservador para o UKIP (UK Independence Party). O UKIP é um partido eurocéptico e associado ao populismo de extrema-direita.

Veja o mural em questão e, a partir da foto 4, alguns dos mais conhecidos trabalhos de Banksy relacionados com as alterações climáticas e outros temas ambientais.

[nggallery id=1007 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...