Cidade norueguesa recebe sol de Inverno pela primeira vez (com FOTOS)
Na cidade industrial de Rjukan, na Noruega, os invernos nunca mais serão os mesmos. Este ano, pela primeira vez, a cidade receberá Sol entre Setembro e Março, devido a três espelhos gigantes colocados no topo da montanha, e que irão reflectir a luz para o centro da cidade.
Na verdade, a ideia já tem 100 anos, mas só agora foi posta em marcha. Situada no vale de Telemark, Rjukan é conhecida pela ausência de sol nos meses de Inverno. Até agora, como pode ver pelas fotos abaixo.
Durante um século, os habitantes de Rjukan habituaram-se a subir ao topo da montanha, no Inverno, para apanhar alguns raios de Sol. Para tal, a cidade construiu mesmo uma infra-estrutura com cabos que liga o vale ao topo da montanha.
Agora, e com a ajuda de helicópteros, três espelhos gigantes foram colocados a 450 metros da cidade, proporcionando, pela primeira vez, o gosto do Sol de Inverno.
A ideia foi sugerida há 100 anos por um trabalhador de uma central hidroeléctrica das redondezas, mas só agora foi accionada. “É verdadeiramente fantástico estar na praça e sentir o calor. Esta infra-estrutura é para as crianças pálidas de Rjukan”, explicou Steinar Bergsland, o presidente da câmara da cidade.
Em 2006, a cidade italiana de Viganella resolveu da mesma forma um problema similar. Uma delegação da cidade norueguesa visitou a cidade italiana e ficou impressionada com o resultado final. Agora, a população de Rjukan pode finalmente apreciar o calor incrível do Sol de Inverno.