Cidade norueguesa vai receber Sol no Inverno pela primeira vez (com FOTOS)



A cidade de Rjukan, na Noruega, vai receber os seus primeiros raios de sol de Inverno este ano, quando espelhos gigantes reflectirem a luz solar a partir de uma montanha.

A cidade industrial está situada no fundo de um vale, no município de Telemark – com o sol mais baixo durante o Inverno, a população fica privada de luz solar directa durante os meses de Setembro a Março.

Durante anos, os habitantes tiveram de viajar num teleférico construído propositadamente até ao topo da encosta da montanha, de modo a poderem usufruir de alguns raios de sol. Agora esta situação está prestes a mudar já que, nas últimas semanas, três espelhos foram içados por helicópteros a cerca de 450 metros acima da cidade, para o topo dos vales que a delimitam.

As estruturas foram projectadas para acompanhar o movimento do sol e reflectirem a luz para baixo, directamente sobre a praça principal de Rjakan.

O equipamento é controlado por computador, de modo a seguir os movimentos do sol e se ajustar ao ângulo que melhor assegura a iluminação da praça. Os espelhos serão alimentados através da energia gerada por painéis solares – podendo assim ser lavados e movidos automaticamente.

A ideia não é nova – foi sugerida pela primeira vez há 100 anos, por um trabalhador da fábrica hidroeléctrica situada nas proximidades. Finalmente, a cidade concordou em investir €632 mil (R$ 1,8 milhões) na construção dos espelhos.

Em 2006, foi criado com sucesso um projecto semelhante na aldeia de Viganella, no norte de Itália, que sofria exactamente do mesmo problema. À semelhança das alterações benéficas aí registadas, também aqui é esperado que o sol revitalize a cidade sombria durante o Inverno.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...