Cidade russa congela com temperaturas de -40ºC (com FOTOS)
A cidade de Dudinka, na Sibéria, Rússia, acordou com as ruas com gelo até à cintura dos seus cidadãos, de acordo com várias fotos colocadas nas redes sociais.
De acordo com o porta-voz da localidade, Eugene Gerasimov, uma tempestade provocou uma fuga nas condutas de água, que inundaram as ruas. No entanto, a temperatura de -40ºC foi suficiente para congelar a água e provocar uma montanha de gelo na localidade – até à cintura das pessoas.
Com 22.000 habitantes, Dudinka fica à porta do Oceano Árctico, pelo que estas condições, digamos, adversas, não serão grande novidade.
Tal como muitas das zonas residenciais da Sibéria, a água quente chega aos apartamentos através de uma central onde ela é aquecida, seguindo depois para as casas das pessoas. “Qualquer pessoa que duvide da nossa temperatura actual só tem de olhar para as fotografias. Até os canos de água quente congelaram”, explicou Gerasimov, que confirmou que o estado de emergência foi accionado.
Apesar de muitas casas terem ficado sem água e electricidade, as ligações de internet mantiveram-se estáveis, o que possibilitou a partilha de informação.
[nggallery id=1470 template=greensavers]