Cientistas criam tinta que ao ser impressa funciona como célula solar



A geração de energia renovável que possibilita a impressão de células solares flexíveis que podem ser agregadas a janelas ou a pequenos dispositivos electrónicos está perto de começar a ser comercializada.

Desde 2007 que investigadores de um consórcio australiano estão a trabalhar numa tinta solar especial, que ao ser impressa num material próprio funciona como uma célula solar e permite carregar pequenos dispositivos móveis. A tinta solar funciona como uma célula normal: capta os raios solares e transforma-os em electricidade. A tinta pode também ser aplicada em plástico, janelas e outros objectos.

Durante os últimos 18 meses, a tinta esteve a ser testada no telhado do edifício onde decorre a investigação, apresentando resultados modestos mas promissores. As células solares impressas são dez vezes menos eficientes que os painéis solares convencionais, que são feitos de silício, mas os cientistas esperam conseguir aumentar a eficiência das novas células.

Segundo a investigadora principal, existem já várias empresas interessadas em comercializar a tecnologia. “Não as podemos fabricar aqui, mas as células estão num ponto em que podem ser adquiridas por um produtor”, afirma Fiona Scholes, citada pelo Guardian. “Este é um grande passo porque podemos aplicar estas células em qualquer lugar que se possa imaginar. A consistência da tinta também é melhor que a do silício, o que funciona melhor em condições nubladas”, explica a investigadora.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...