Cientistas descobrem a existência de espécies em plataforma de gelo da Antártida



As plataformas de gelo correspondem a um terço dos 5 milhões de quilómetros quadrados da plataforma continental da Antártida, e apenas uma pequena parte  foi ainda estudada.

Uma expedição da British Antarctic Survey (BAS) na plataforma de gelo Filchner-Ronne, a segunda maior da Antártida, revelou uma descoberta inédita. Ao perfurarem 900 metros da plataforma, situada no mar de Weddell, os cientistas descobriram uma pedra, em vez de lama, e dentro da mesma encontraram várias espécies de animais.

“Esta descoberta é um daqueles acidentes felizes que direcionam as ideias numa perspetiva diferente e que mostram que a vida marinha da Antártida é incrivelmente especial e adaptada a um mundo congelado”, afirma o principal autor do estudo, Huw James Griffiths.

As “criaturas estranhas” como intitularam, terão agora de ser estudadas para se compreender que tipo de organismos são e como conseguem sobreviver naquelas condições extremas, em que se pensava não existir vida.

“Esta nova evidência exige que repensemos as ideias que tínhamos em relação à diversidade dos tipos de comunidades encontradas debaixo das plataformas de gelo, os fatores-chave que controlam sua distribuição e a sua vulnerabilidade em relação às alterações climáticas e ao colapso das plataformas de gelo”, explicam no artigo.

British Antarctic Survey




Notícias relacionadas



Comentários
Loading...