Cientistas redescobrem espécie raríssima de tubarão (com FOTOS)
Apenas duas pessoas já terão visto ao vivo uma espécie raríssima de tubarão, o Mollisquama parini – também conhecido como tubarão de bolso, devido a um orifício atrás da barbatana peitoral – mas os responsáveis da NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration) de Pascagoula, Estados Unidos, conseguiram “agarrar” um indivíduo.
A história é curiosa: a NOAA estava a desenvolver uma missão para estudar a alimentação dos cachalotes, em 2010, quando encontrou um pequeno tubarão, juntamente com outros animais marinhos.
Ao analisar o tubarão, ele percebeu que tinha um achado interessante e pediu a cientistas da Universidade de Tulane a para um especialista em genética para examinarem o exemplar mais pormenorizadamente.
Então, eles descobriram que o indivíduo era muito mais semelhante ao Mollisquama parini, espécie descrita pela primeira vez em 1979, do que de outra espécie.
“Era um tubarão com 14 centímetros, um tubarão recém-nascido”, explicou ao Quartz Mark Grace, do laboratório da NOAA em Pascagoula e autor de um novo estudo sobre o animal. “Ao descobri-lo começámos a pensar no seu pai e mãe e como eles chegaram ao golfo. O único outro indivíduo conhecido foi descoberto bastante longe, no Peru, há 36 anos”.
[nggallery id=1764 template=greensavers]