Cientistas descobrem finalmente para que serve o apêndice
O apêndice tem sido considerado um órgão redundante e potencialmente problemático no corpo humano. Mas investigadores norte-americanos afirmam ter descoberto finalmente a sua verdadeira função.
Segundo eles, o apêndice funciona como um lugar seguro para as bactérias boas do organismo, que podem ser usadas para retomar o bom funcionamento do intestino depois de um surto de disenteria ou cólera.
Após um ataque severo no intestino grosso, que pode conduzir à remoção de bactérias essenciais para a digestão, é do apêndice que surgem as reservas de bactérias benéficas, capazes de reestabelecer o bom funcionamento do corpo.
Os cientistas defendem, contudo, que continua a fazer sentido remover o apêndice, em casos de inflamação.
Bill Parker, do Duke University Medical Centre, na Carolina do Norte, explicou ser importante que “as pessoas entendam que, se o seu apêndice fica inflamado, não significa que o devem manter apenas porque ele tem uma funcionalidade”.
E conclui: “Não queremos que isto [a descoberta] cause qualquer dano, não queremos que as pessoas digam que, por o seu apêndice ter uma função, não têm de ir ao médico e não o querem remover”.