Cientistas descobrem forma de “descozinhar” um ovo



Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia e Universidade da Western Australia descobriram um processo que “descoze” um ovo, recorrendo a químicos. Segundo a Newsweek, os cientistas cozeram um ovo durante cerca de 20 minutos; depois, acrescentaram ureia para liquefazer o material e quebrar as suas proteínas, utilizando um aparelho de vórtice fluído para forçar as proteínas a regressar à sua forma inicial.

Segundo as equipas envolvidas na investigação, a descoberta poderá um dia reduzir o custo do tratamento de cancro. “Sim, inventámos uma forma de ‘descozer’ um ovo”, explicou o professor Gregory Weiss, bioquímico da Universidade da Califórnia. “No nosso estudo, descrevemos uma forma de puxar as proteínas e permitir que elas se refaçam”, continuou Weiss, que revelou ainda que não é seguro que este ovo permaneça em condições para ser ingerido.

Ainda assim, esse não será o objectivo principal da pesquisa, que foi publicada no jornal ChemBioChem e que poderá “transformar a produção industrial e pesquisa de proteínas”.

Nos últimos anos, muitos cientistas não conseguiram produzir ou reciclar proteínas moleculares, que têm uma grande variedade de aplicações. “Não estamos interessados nos ovos, [mas utilizamo-los] para demonstrar o quão poderoso é este processo”, continuou Weiss.

“O principal problema é que existem muitos casos de proteínas em que passamos demasiado tempo a raspar para os nossos tubos de ensaio, e que queremos recuperar este material”, concluiu o professor.

Até agora, eram necessários quatro dias para recuperar estas proteínas, num processo dispendioso. O novo processo dura apenas uns minutos.

Foto: Steve Zylius / UC Irvine





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...