Cientistas descobrem gene que provoca a asma



Cientistas americanos descobriram o gene humano que provoca a asma, o que vai possibilitar novos tratamento ou até mesmo a cura da doença.

Caso o gene em questão tenha anomalias, o revestimento das vias aéreas pode ficar enfraquecido, o que deixa as pessoas mais vulneráveis a esta doença respiratória.

A longo prazo, os cientistas esperam que a terapia genética possa apresentar uma esperança para os pacientes. “A descoberta oferece uma esperança para os indivíduos com asma severa, uma vez que o gene parece desempenhar um papel importante para as pessoas com esta condição específica”, afirma Hakon Hakonarson, do Hospital Pediátrico de Filadélfia.

Para chegarem a esta conclusão os cientistas compararam o ADN de 1.173 crianças com asma severa com o código genético de 2.522 pessoas saudáveis e concluíram que os afectados pela asma era mais propensos a ter uma determinada variação genética. O gene em questão controla a forma como as células que revestem as paredes das vias aéreas se interligam. As células portadoras do gene anómalo estão menos interligadas, o que as deixa mais vulneráveis a irritações que desencadeiam os ataques de asma. Os investigadores acreditam que este gene é o principal factor que desencadeia a doença em pelo menos um em cada cinco casos de asma.

“Cerca de duas vezes mais pessoas que têm asma severa possuem esta variante genética que os indivíduos saudáveis”, indica Hakonarson. “Há um sub-conjunto de pessoas com asma, entre 15% a 20%, onde este gene tem um maior impacto”, acrescenta.

Foto:  noii’s / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...