Cientistas descobrem colónia de pinguins gentoo em nova zona da Antártida
Foi encontrada uma colónia de pinguins-gentoo (Pygoscelis papua) numa nova zona da Antártida, a Ilha de Andersson. A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores da Universidade de Stony Brook em janeiro, durante uma expedição a bordo do navio Arctic Sunrise da Greenpeace.
Até à pouco tempo, o clima na Ilha Andersson era muito frio para esta espécie se reproduzir. No entanto, e como a própria investigação revelou, os efeitos das alterações climáticas estão a afetar o Continente e a fazer com que os pinguins se desloquem para Sul. Com 75 pinguins, a colónia é a primeira da espécie alguma vez registada na Ilha de Andersson e a mais a sul de que há registo.
“Esta é a crise climática a acontecer mesmo à frente dos nossos olhos. Na Antártida, um dos lugares mais remotos da Terra, estamos a ver um processo em que esta espécie de pinguim está a movimentar-se para um novo habitat e a reproduzir-se mais a sul: uma manifestação biológica da perda de gelo marinho”, alerta Louisa Casson, que faz parte da expedição da Greenpeace.