Cientistas descobrem quatro novas espécies de caracóis



A análise do ADN efetuada por cientistas do Museu de Queensland revelou a verdadeira identidade de 15 espécies de caracóis terrestres, incluindo quatro espécies novas para a ciência, uma das quais foi batizada em honra do guerreiro da vida selvagem de Queensland, Robert Irwin.

Durante as últimas quatro décadas, os taxonomistas foram confundidos pelo grupo de caracóis Figuladra, cujas conchas eram utilizadas como a principal forma de identificação das espécies. Agora, Lorelle Stanisic e John Stanisic OAM, honorários do Museu de Queensland, desvendaram os mistérios destas espécies através de análises de ADN, juntamente com Frank Köhler, do Museu Australiano.

John Stanisic afirmou que o grupo de caracóis Figuladra é altamente variável em termos de caracteres da concha, tais como a cor e o padrão das faixas, tornando difícil distinguir as espécies apenas pelas suas conchas e a razão pela qual o ADN foi crucial.

“O estudo de Lorelle baseou-se principalmente em mais de 270 dissecções de estruturas reprodutivas e análises de ADN de tecido animal, a partir das quais conseguiu finalmente determinar a verdadeira identidade de 15 espécies”, afirmou John Stanisic.

“Quatro delas eram espécies novas para a ciência, incluindo o caracol de fita de Robert Irwin, Figuladra robertirwini“, acrescentou.

As espécies de Figuladra encontram-se em matagais secos de vinha, desde o norte do rio Mary, no sudeste de Queensland, até ao sul do rio O’Connell, perto de Proserpine, no norte de Queensland.

Uma das espécies, o caracol de fita de Bundaberg (Figuladra vidulus), é coloquialmente conhecido como “caracol de mala”, devido ao facto de os cientistas terem encontrado um grande número de caracóis numa mala de viagem abandonada numa moita de vinha em Hummock, a oeste de Bargara, Queensland.

Lorelle Stanisic afirmou que os caracóis terrestres são importantes indicadores ambientais e indicadores de biodiversidade.

“Os caracóis terrestres coexistem geralmente com outros invertebrados e a destruição do seu habitat afeta o que eu consideraria a sala de máquinas escondida das nossas florestas. A conservação dos caracóis terrestres deve ser uma grande prioridade”, afirmou Lorelle Stanisic.

O Diretor Executivo do Museu de Queensland, Jim Thompson, afirmou que o trabalho dos cientistas do Museu de Queensland era vasto e variado no domínio da taxonomia.

“O campo e a investigação da malacologia na Austrália é um estudo crucial, uma vez que a investigação realizada sobre estes moluscos pode fornecer informações sobre a gestão e a conservação das florestas”, afirmou Thompson.

“Louvo o trabalho dos investigadores do Museu de Queensland, como John e Lorelle Stanisic, cuja investigação taxonómica contribui para a compreensão global da fauna australiana”, concluiu.

Figuladra finlaysoni

Etimologia: Nome dado em homenagem a Hector Mackenzie Finlayson, um dos primeiros colonos da área de Seaforth.

Variação de cor e padrão da concha: Concha amarela a castanha clara com bandas subsuturais e supra-periféricas largas e proeminentes, numerosas bandas espirais castanhas escuras mais estreitas contínuas na base e uma sufusão castanha na última metade do verticilo do corpo (maioria das populações).

Figuladra robertirwini

Etimologia: Nome dado em homenagem a Robert Irwin, conservacionista e fotógrafo de vida selvagem, do Jardim Zoológico da Austrália.

Variação de cor e padrão da concha: Concha com formas de cor variáveis: amarelo amarelado com finas bandas castanhas, bandas castanhas supra-periféricas e subsuturais proeminentes geralmente presentes, sufusão castanha atrás do lábio e na metade inferior do turbilhão do corpo e à volta do umbigo. Monocromático castanho a castanho escuro; conchas em Eurimbula NP, SEQ com espira mais pálida. As conchas com uma base pálida ocorrem em Bustard Head, SEQ. Com base em 73 espécimes adultos medidos.

Figuladra bromileyorum

Etimologia: Nome da família Bromiley, a família do pai de Lorelle Stanisic, que foram os primeiros colonos no século XIX na área de Hervey Bay e bem conhecidos pela agricultura de café, cana-de-açúcar, ananás e madeira.

Variação de cor e padrão da concha: Concha castanha clara a castanha escura com bandas castanho-alaranjadas e espira mais pálida; banda subsutural escura proeminente e numerosas bandas castanhas escuras mais finas; sufusão castanha atrás do lábio e à volta do umbigo; ocasionalmente com sufusão castanha extensa no verticilo do corpo; alguns espécimes de Poona e da ilha Fraser, SEQ, são castanhos escuros monocromáticos sem qualquer vestígio de bandas.

Figuladra vidulus

Etimologia: Do latim vidulus = mala, substantivo em aposição que se refere a uma comunidade destes caracóis que foram encontrados a sobreviver em grande número numa mala velha e abandonada nos arbustos de vinha de The Hummock, SEQ.

Variação de cor e padrão da concha: Concha amarelada a castanha com espira mais pálida e bandas castanhas mais escuras; bandas subsuturais castanhas largas e bandas supra-periféricas mais estreitas; sufusão castanha atrás do lábio e à volta do umbigo. Em algumas localidades ocorrem exemplares castanhos monocromáticos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...