Cientistas descobrem tartaruga que urina pela boca
A intrigante pelodiscus sinensis, uma espécie de tartaruga chinesa de carapaça macia que vive em pântanos e charcos, urina pela boca, descobriram cientistas. Esta estranha capacidade permite-lhe invadir ambientes salinos.
Este réptil submerge a cabeça nas poças de água da terra seca, apesar de respirar ar e, sobretudo, depender dos pulmões para oxigénio, tornando-se susceptível a respirar debaixo de água.
Assim, os cientistas acreditam que esta tartaruga pode urinar pela boca quando enterra a cabeça na água, uma vez que os répteis possuem estranhas guelras lá.
Segundo o Huffington Post, os investigadores compraram as tartarugas no bairro Chinatown de Singapura, tendo medido a quantidade de ureia que os répteis excretaram na urina, colocando tubos de plástico nos seus quartos traseiros. Surpreendentemente, os pesquisadores descobriram que a água das tartarugas foi mantida no lugar 15 vezes mais que a ureia que estava na sua urina.
Depois, os cientistas mantiveram as tartarugas em caixas secas e deram-lhes uma poça para estas poderem mergulhar as suas cabeças. Então, eles descobriram que os répteis conseguiam mergulhar a cabeça debaixo de água durante mais de 100 minutos, podendo excretar até cerca de 50 vezes mais ureia através das suas bocas que das suas extremidades traseiras. Além disso, quando os pesquisadores injetaram as tartarugas com ureia, eles encontraram que os níveis de saliva na ureia eram 250 vezes maior do que no sangue.
Esta descoberta foi publicada ontem no Journal of Experimental Biology.