Cientistas descobriram fóssil pré-histórico raro de aranha na China



Três anos depois da comunidade científica descobrir o fóssil de uma grande aranha pré-histórica na China, a mesma equipa de investigadores voltou a descobrir um fóssil, agora de uma outra aranha.

O fóssil de 2011, encontrado na formação geológica de Daohugou na Mongólia, pertencia a uma aranha fêmea do género Nephila. O fóssil agora descoberto, também no mesmo local, pertence a uma aranha macho que apresenta um tamanho semelhante ao do fóssil encontrado em 2011. Segundo este critério, os cientistas pensam que se trata de uma aranha de outro género, uma vez que as aranhas macho Nephila são mais pequenas que as fêmeas.

Dadas as diferenças, os cientistas propuseram um novo género – Mongolarachne – para descrever o animal encontrado. Os fósseis de aranhas são bastante raros, uma vez que os corpos destes animais são moles, o que os torna difíceis de preservar. Uma vez que os dois fósseis foram encontrados no mesmo local, os investigadores acreditam que as camadas sedimentares enterraram os animais juntos no fundo de um lago, o que permitiu o elevado grau de conservação dos fósseis.

De acordo com os cientistas, o género Monogolarachne assemelha-se à família das Deinopidae. Daohugou é um local onde podem ser encontrados muitos animais fossilizados, desde salamandras e insectos a pequenos mamíferos primitivos. Durante o período Jurássico, este local da Mongólia era um lago de uma região vulcânica.

 [nggallery id=181 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...