Cientistas descobriram nova espécie de dinossauro com crânio bizarro (com FOTOS)
Uma nova espécie de dinossauro com chifres e formações ósseas bizarras na sua cabeça acabou de ser descoberta. A espécie, denominada Mercuriceratops gemini tinha uma envergadura de seis metros e pesava mais de duas toneladas. O dinossauro terá vivido há 77 milhões de anos durante o final do Período Cretácico.
A descoberta da nova espécie foi publicada na revista online Naturwissenschaften e é baseada nos fósseis recolhidos em Montana, nos Estados Unidos e em Alberta, no Canadá.
O nome do animal refere-se principalmente às formações ósseas em forma de asas que tem na cabeça e lembra as asas no capacete do deus romano Mercúrio. A parte “gemini” refere-se ao espécimen quase gémeo encontrado também em Montana e no World Heritage Site da Unesco, o Dinosaur Provincial Park, em Alberta.
Os Mercuriceratops tinham uma espécie de bico como os papagaios e provavelmente dois chifres acima dos olhos. Olhos era um animal herbívoro. Os dinossauros com chifres utilizavam o seu crânio ornamentado para se identificaram no meio da manada e para atrair parceiros, além de ser uma arma contra os predadores.
[nggallery id=664 template=greensavers]