Cientistas desenvolvem nova liga de magnésio que pode tornar equipamentos eletrónicos mais leves



As novas ligas criadas pelos cientistas da NUST MISIS em cooperação com a LG Electronics ajudarão a reduzir em um terço o peso dos radiadores e sistemas de remoção de calor em veículos elétricos e na eletrónica de consumo. Os resultados da pesquisa foram publicados no Journal of Magnesium and Alloys.

De acordo com especialistas, com o desenvolvimento da eletrónica o problema da remoção eficiente de calor está a tornar-se cada vez mais agudo – com o aumento da produtividade dos equipamentos, a geração de calor também cresce. A redução da temperatura afeta diretamente o prolongamento do ciclo de vida dos aparelhos. Isto é especialmente importante para eletrodomésticos, veículos elétricos e painéis de LED.

Cientistas da NUST MISIS, em colaboração com a LG Electronics, criaram novas ligas de magnésio de alta condutividade térmica que diferem das suas contrapartes em maior confiabilidade e baixo custo e, além disso, podem reduzir significativamente o peso dos dispositivos.

“Tradicionalmente, o alumínio é usado para remoção de calor, mas ele é muito grande para os aparelhos modernos. A redução do peso dos aparelhos pode reduzir significativamente o consumo de energia durante a operação, bem como reduzir as emissões de gases de efeito estufa durante o transporte, o que está a tornar-se cada vez mais importante hoje. O uso das nossas ligas reduzirá o peso dos elementos de remoção de calor em um terço sem perder a eficiência “, disse Vyacheslav Bazhenov, professor associado do Departamento de Tecnologia de Fundição e Processamento Artístico de Materiais da NUST MISIS.

Um dos problemas no funcionamento das ligas de magnésio, conforme observado pelos cientistas, é a sua capacidade de pegar fogo no ar. Devido à adição de cálcio e ítrio, os cientistas conseguiram aumentar significativamente a temperatura de ignição, de forma que novos materiais possam ser usados ​​em vários gadgets sem restrições.

Com base nos resultados do trabalho, a LG Electronics registou patentes para uma liga de magnésio de alta condutividade térmica (Mg-Si-Zn-Ca) desenvolvida na NUST MISIS e um radiador feito nos EUA, União Europeia, Coreia e China.

Atualmente, a equipa de investigação está a trabalhar em novas composições de ligas à base de magnésio, que podem fornecer alta resistência e resistência à corrosão com baixo custo e alta condutividade térmica.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...