Cientistas encontram embrião de dinossauro integralmente preservado na China
Um embrião de dinossauro integralmente preservado num ovo fossilizado, que data do Cretáceo Superior, foi encontrado durante uma análise a fósseis no Museu de História Natural Yingliang Stone. O ovo tinha sido encontrado numa formação rochosa na cidade de Ganzhou, na China.
O ‘Bebé Yingliang’, como foi intitulado, é um oviraptorossauro com mais de 66 milhões de anos. O corpo encontra-se dobrado, com a cabeça por entre os pés e as costas curvadas ao longo de todo o ovo, uma postura que sugere uma ligação entre estes dinossauros e as aves modernas.
“É interessante ver este embrião de dinossauro e ver um embrião de galinha numa pose semelhante dentro do ovo, o que possivelmente indica comportamentos semelhantes de pré-incubação”, afirma Fion Waisum Ma, um dos investigadores do estudo.
O embrião tem cerca de 27 centímetros e encontra-se dentro de um ovo elongatoolitídeo, com 17 centímetros de comprimento. O que anteriormente se pensava ser um comportamento exclusivo das aves, agora pode ter evoluído dos dinossauros terópodes.
“Este pequeno dinossauro pré-natal parece-se com um filhote de passarinho enrolado no seu ovo, o que é mais uma evidência de que muitas características dos atuais pássaros evoluíram dos seus dinossauros ancestrais”.