Cientistas holandeses criam pavimento capaz de captar poluição do ar
Nas áreas urbanas, o que parece tomar conta da paisagem é a poluição e o pavimento. Apesar de parecerem dois elementos separados e distintos, cientistas holandeses da Eindhoven University pensaram que o ar e a terra podiam ser unidos para ajudar a reduzir a poluição global. Foi assim que inventaram um novo método para limpar a atmosfera, composto por blocos de pavimento com óxido de titânio.
Ao longo de um ano, os investigadores descobriram que o pavimento, colocado na cidade de Hengelo, na Holanda, foi capaz de reduzir a poluição atmosférica em 45% em condições ideais e em 19% ao longo do dia. Através do revestimento do pavimento com blocos de óxido de titânio, este capta os óxidos de nitrogénio nocivos do ar e converte-os em substâncias menos perigosas – como nitratos.
Embora a tecnologia já tenha sido introduzida em 2008 pela empresa italiana Italcementi, a pesquisa na Holanda está a ajudar a aumentar a visibilidade e a força de uma nova técnica de controlo da poluição – os catalisadores tendem a tornar-se menos eficazes ao longo do tempo e custam cerca de 10% mais do que o cimento convencional.
Apesar de a invenção não ser um substituto para a redução global da poluição atmosférica, tem o potencial de ajudar a inibir uma grande quantidade de emissões de carros e indústrias em áreas fustigadas pela má qualidade do ar.
A equipa de investigadores publicou as suas descobertas na edição de Junho do Journal of Hazardous Materials.
Foto: Sob licença Creative Commons