Cientistas operam uma turbina a gás com hidrogénio puro pela primeira vez no mundo



As turbinas a gás são encontradas em aviões, comboios, navios, geradores, bombas, compressores entre muitos outros locais. Estes podem funcionar com uma variedade de combustíveis, mas cerca de 90% atualmente funcionam com gás natural, um combustível fóssil que produz dióxido de carbono quando é queimado, assim como escapa para a atmosfera sempre que é extraído do solo, e pode criar condições de estufa cerca de 80 vezes piores do que o CO2 num período de 20 anos.

Na corrida para zero emissões até 2050, as turbinas a gás precisarão adaptar-se ou morrer, e várias organizações estão à procura de fazer a transição das turbinas para queimar hidrogénio verde como fonte de combustível limpo.

Cientistas da Universidade de Stavinger, na Noruega, afirmaram ter conseguido, alegando que têm uma turbina a gás 100% a hidrogénio a funcionar desde meados de maio deste ano. A universidade administra sua própria central de microgás e a sua turbina a gás produz calor, eletricidade e água quente para aquecimento hidrónico.

“Nós estabelecemos um recorde mundial na combustão de hidrogénio em microturbinas a gás. Ninguém conseguiu produzir neste nível antes”, afirma o professor Mohsen Assadi, líder da equipa de investigação. “A eficiência de operar a turbina a gás com hidrogénio será um pouco menor. O grande ganho, porém, é poder utilizar a infraestrutura que já existe.” A investigação da equipa não se concentrou apenas em ajustar a câmara de combustão para hidrogénio, mas em adaptar o sistema de combustível e a infraestrutura de gás natural existente para lidar com esse gás tão diferente.

Eventualmente, estes tipos de projetos levarão a kits de conversão que podem manter vivos equipamentos de turbina antigos enquanto os movem para fontes de combustível de emissão zero. Mas antes que este tipo de coisa se torne economicamente viável, o preço do hidrogénio verde precisa cair substancialmente, já que os impostos sobre o carbono são aplicados a soluções mais baratas de combustível fóssil.





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