Cientistas podem ter descoberto o maior reservatório de água do mundo



Um reservatório de água três vezes maior que o volume total dos oceanos terrestres poderá ter sido descoberto debaixo dos Estados Unidos, a 700 km de profundidade. A descoberta foi publicada na última semana na revista Science.

O artigo foi escrito por investigadores norte-americanos, liderados pelo geofísico Steve Jacobsen, da Universidade de Northestern, e pelo sismólogo Brandon Schmandt, da Universidade do Novo México.

A água encontrada não está na forma líquida, mas foram encontrados poços de magma, o que pode indicar a presença de água. Durante a investigação foram utilizadas as experiências laboratoriais de Jacobsen, onde o geofísico estudou as camadas rochosas do planeta sob alta pressão simulada, semelhante à existe a 700 km de profundidade, aliadas às observações do sismólogo de dados de actividade sísmica que foram recolhidos no âmbito do projecto USArray, uma rede de sismógrafos espalhados pelo território norte-americano, refere o Treehugger.

Com base nas investigações, os cientistas acreditam que a água está armazenada na estrutura molecular de minerais no interior do manto rochoso, na forma própria do mineral, criada pela pressão e calor existente no interior do manto. Nesta camada terrestre existe o ringwoodite, um mineral que tem água na sua composição o que, segundo artigos científicos publicados já este ano, permite inferir a existência de um reservatório de água no manto terrestre equivalente à água dos oceanos terrestres.

Os investigadores acreditam que a água existente na superfície do planeta possa ter chegada a grandes profundidades através das placas tectónicas. Durante a investigação, foram encontradas provas de uma fusão extensiva debaixo do território da América do Norte, perto da profundidade a que pode ser encontrado o mineral. A profundidade a ocorre esta fusão dos materiais do interior terrestre é a que apresenta a melhor temperatura e pressão para que a água possa sair do ringwoodite, um fenómeno que os cientistas comparam à transpiração.

Actualmente, apenas existem indícios da existência de ringwoodite sob os Estados Unidos, tendo a presença do mineral em outras partes da Terra de ser ainda confirmada.

Foto: Wikimedia Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...