Cientistas suíços estão a ensinar drones a encontrarem caminhantes perdidos



Cientistas suíços estão a desenvolver drones que podem detectar trails de floresta como um caminhante experimentado e, assim, ajudar a encontrar cidadãos que se tenham perdido durante uma caminhada.

Segundo o Mental Floss, os drones utilizam uma câmara colorida para identificar pegadas através de áreas florestais e são equipados com uma rede de software Deep Neural – a mesma utilizada no projecto Deep Dream, da Google, que recria imagens de pesadelos. O software está a ser programado para reconhecer o caminho e evitar ramos partidos e vegetação.

O projecto ainda está numa fase inicial, avança o Mental Floss, mas poderá um dia ajudar a salvar caminhantes ou alpinistas perdidos.

De acordo com o site Entrepreneur, estes drones com inteligência artificial diferem dos outros pela capacidade de voarem abaixo da copa das árvores, mantendo-se perto dos trails. Podem, também, identificar caminhos cobertos pelo mato de forma mais rápida – e eficaz – que os humanos.

“Interpretar uma imagem tirada num ambiente complexo, como uma floresta, é inacreditavelmente difícil para um computador”, explica Alessandro Giusti, um dos investigadores do Dalle Molle Institute for Artificial Intelligence que está a trabalhar neste projecto. “Por vezes, até os humanos não conseguem encontrar o caminho”.

Idealmente – e eventualmente – drones e humanos unir-se-ão nas equipas de resgates, permitindo que estes sejam desenvolvidos de forma mais rápida e ágil.

Caso esta investigação seja bem-sucedida, será uma boa notícia para a protecção civil, bombeiros e restantes autoridades da área do Parque Nacional da Peneda-Gerês, um dos locais portugueses onde mais caminhantes se perdem.

Foto: Sakeeb Sabakka / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...