Cimenteira do Louro produz base de betão para melhor aproveitamento solar
A ACL – A Cimenteira do Louro, empresa de materiais de construção com sede em Vila Nova de Famalicão, desenvolveu uma solução em betão para a fixação de painéis solares que “é mais económica” e “permite um aproveitamento do sol mais eficiente”, informou em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a nova estrutura criada pela ACL foi desenvolvida em parceria com a Ecoinside – Soluções Em Ecoeficiência e Sustentabilidade, empresa de Vila Nova de Gaia especializada em energias limpas que nasceu na Universidade do Porto, e a Presdouro Pré-Esforçados Beira Douro.
A base para painéis fotovoltaicos em betão “permite instalar painéis solares tanto em coberturas de edifícios como no solo”. Cada estrutura para coberturas pesa cerca de 65 quilos, enquanto as estruturas para o solo pesam cerca de 615 quilos e possibilitam seis ângulos de inclinação, permitindo uma melhor eficiência no aproveitamento da energia solar.
“A estrutura para o solo oferece uma grande vantagem, uma vez que permite ajustar os ângulos de inclinação em seis posições diferentes, variando entre 5 e 30 graus. Isso permite um melhor aproveitamento da energia solar de acordo com a morfologia do terreno”, explica Dinis da Silva, CEO da ACL.
As bases para painéis solares em betão – que dispensam perfurações e equipamentos metálicos para a ancoragem –, são produzidas em fábrica e transportadas para o local da instalação, onde são facilmente colocadas.
“É um sistema prático e económico. Não há necessidade de fixação com parafusos. As bases de betão da ACL para painéis solares são a solução ideal. Elas são resistentes, possuem peso otimizado, são fáceis de aplicar e duráveis, sem oxidação e com vida útil superior a 50 anos”, destaca Dinis da Silva.
“Criámos um produto com um desenvolvimento tecnológico que foi pensado para rentabilizar ao máximo os projetos de produção de energia verde, garantindo resistência a agentes químicos e atmosféricos”, afirma o CEO da ACL – A Cimenteira do Louro, adiantando que “a base de betão para painéis fotovoltaicos responde às exigências cada vez maiores das empresas que atuam no mercado da energia solar”.