Citarum: no rio mais poluído do mundo são despejadas 20 mil de toneladas de lixo por dia



Apesar de ter sido classicado como o rio mais poluído do mundo, cerca de 28 milhões de pessoas na Indonésia dependem das águas do Citarum, que abastece a capital, Jacarta, e servem para a irrigação de centenas de milhares de hectares de campos de arroz, piscicultura e eletricidade.

Vários relatórios são conta de que chegam diretamente às águas do Citarum, todos os dias, mais de 20 mil de toneladas de lixo e 340 mil toneladas de águas residuais, muito à conta de milhares de fábricas têxteis da região. O rio nasce nas encostas do Monte Wayang, na Ilha de Java e faz mais de 300 quilómetros até chegar ao Mar de Java, com Jacarta no seu caminho.

Ainda assim, o Citarum é usado para o abastecimento de água, pesca, produção de eletricidade, rede de esgotos e agricultura. Nas suas águas, na província de West Java, na Indonésia, fluem, além de água e peixes, toneladas de lixo, que não impedem cinco milhões de pessoas de depender mais diretamente dos seus recursos. A saúde de todas estas pessoas é posta em causa quando ingerem e confecionam alimentos com esta água contaminada, que alimenta ainda as culturas de arroz nas suas imediações.

Os que habitam ao longo do curso do rio pescam lixo e conseguem ganhar algum dinheiro por dia (mais do que se tentarem apanhar peixe). Apanham garrafas de plástico, luvas de borrachas e peças de madeira.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...