Clarke, o robot que recicla

Por vezes reciclar de forma eficiente pode ser um quebra-cabeças com a diversidade de materiais que existem. Foi a pensar no aumento da eficiência da reciclagem que a empresa norte-americana AMP Robotics criou o Clarke, um robot que reconhece tudo o que é embalagens e as separa de forma correcta.

A trabalhar numa estação de tratamento de lixo em Denver, o robot Clarke utiliza uma câmera que lhe permite distinguir embalagens de leite, de sumos e de alimentos. O seu braço electrónico e o seu sistema de sucção ajudam-no a retirar estes objectos do lixo geral e a separá-los para contentores de reciclagem.

Com uma capacidade de separar 60 objectos por minuto, este colaborador oferece um grau de precisão de cerca de 90%, tornando-o muito mais eficiente que o ser humano na mesma tarefa. Tem ainda a vantagem de ter por base um sistema de Inteligência Artificial, o que significa que quanto mais trabalha, mais aprende e mais eficiente se torna.

Segundo declarações da equipa de criadores à Digital Trends, o objectivo é torná-lo cada vez mais específico no seu trabalho. Mantanya Horowitz diz: “Por agora ele reconhece garrafas de plástico. No futuro queremos que reconheça garrafas de Pepsi, de Fanta ou de Gatorade”.

Foto: AMO Robotics

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...