“Clima” entre as candidatas a “Palavra do ano”



Já estão abertas as votações para a “Palavra do ano” 2023, uma iniciativa promovida pela Porto Editora. A liderar a lista de 10 finalistas, está a palavra “clima”, num período em que o País foi afetado por fenómenos meteorológicos extremos, como ondas de calor, tempestades, secas e inundações.

A palavra “conflitos” surge em segundo lugar da lista já que os conflitos armados, como os da Ucrânia e do Médio Oriente, marcaram o ano, com a palavra “demissão” a ocupar o terceiro lugar já que a renúncia do Primeiro-Ministro provocou uma crise política inédita em Portugal.

“Habitação” (a escassez de casas, o aumento das taxas de juro e o valor das rendas motivaram manifestações pelo acesso à habitação), “inflação” (o aumento generalizado do preço de bens e serviços afeta diretamente o poder de compra dos portugueses), “inteligência artificial (IA)” (o acesso à inteligência artificial generalizou-se e levanta questões sobre os riscos e oportunidades do seu uso), “jornada” (Portugal organizou pela primeira vez a Jornada Mundial da Juventude, que contou com a presença do Papa Francisco), “médico” (os médicos continuam a reivindicar melhores condições de trabalho no SNS), “navegadoras” (as navegadoras, nome por que é conhecida a nossa seleção de futebol feminino, participaram pela primeira vez no Campeonato do Mundo) e “professor” (os professores continuam a reivindicar a valorização da profissão em centenas de protestos por todo o país) são as palavras que compõem esta lista.

A “Palavra do ano” é uma iniciativa da Porto Editora que tem como principal objetivo sublinhar a riqueza lexical e o dinamismo criativo da língua portuguesa, “património vivo e precioso de todos os que nela se expressam, acentuando, assim, a importância das palavras e dos seus significados na produção individual e social dos sentidos com que vamos interpretando e construindo a própria vida”.

A lista de palavras candidatas a “Palavra do ano” é produto do trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora, através da análise de frequência e distribuição de uso das palavras e do relevo que elas alcançam, tanto nos meios de comunicação e redes sociais como no registo de consultas online e mobile dos dicionários da Porto Editora, tendo em consideração também as sugestões dos portugueses através do site 

Em 2022, a palavra eleita foi “guerra”, numa altura em que a invasão da Ucrânia pela Rússia deu início ao maior conflito militar na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

 

 

 





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