Clube de Produtores Continente celebra o Dia da Biodiversidade com a produção nacional

O Clube de Produtores do Continente (CPC) celebrou o Dia da Biodiversidade com uma conferência que pretendeu refletir sobre a importância da biodiversidade na sustentabilidade dos sistemas agroalimentares, reunindo especialistas, produtores e representantes de diversas áreas para partilhar conhecimentos e estratégias inovadoras, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a conferência contou com a participação de Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores Continente, enaltecendo o papel transformador do Continente, que tem liderado com visão e compromisso uma nova era para a agricultura portuguesa — mais sustentável, inovadora e alinhada com os desafios do futuro.
No período da manhã, Francisco Moreira, do BIOPOLIS – CIBIO, abordou a importância dos elementos paisagísticos de grande diversidade em áreas de agricultura intensiva, no contexto da lei do restauro ecológico, Tiago Domingos do IST, destacou a valorização da agropecuária biodiversa e Marta Cortegano, vencedora do Prémio PRIMA´s Woman Greening Food Systems Award, também marcou presença, partilhando as suas experiências e insights sobre como cuidar do solo, das pessoas e do futuro, na perspetiva da agricultura regenerativa.
Durante a tarde, os participantes puderam escolher entre diversas sessões paralelas, abordando temas como novos métodos baseados em DNA para o controle de pragas, a avaliação e valorização da natureza em sistemas agrícolas e agroflorestais, e a diversidade genómica de variedades de plantas cultivadas.
Houve ainda discussões sobre microbiomas dos produtos tradicionais, produção de energias renováveis a partir de excedentes agroindustriais, e circularidade no setor agroalimentar nacional. Para os interessados em aquicultura e pescas, realizaram-se sessões sobre o desenvolvimento de novos produtos e sobre impacto das alterações climáticas na biodiversidade e particularmente em espécies de pescado comummente comercializadas.
Tal como o Dia de Campo realizado no início do mês de abril, dedicado à Agroecologia, esta foi uma das diversas iniciativas promovidas pelo CPC junto dos seus produtores, com o objetivo de fomentar a troca de ideias e impulsionar práticas sustentáveis, que desempenham um papel fundamental na conservação da biodiversidade e no consumo sustentável.