Cogumelos alucinogénios podem estar na origem de comportamento estranho dos coiotes californianos



Os condutores que passam nas estradas vizinhas à cidade de Bolinas, na Califórnia, têm relatado encontros frequentes – e aterradores – com coiotes, este Inverno. Segundo o Pacific Sun, os animais param no meio da estrada, olham para os carros e por vezes atiram-se para cima deles. Depois, rodeiam o veículo e cheiram-no, antes de continuarem o seu caminho.

Segundo as autoridades, poderão existir três explicações para este comportamento. A primeira, menos provável, é um caso de raiva. Caso os animais tivessem esta infecção viral – que leva a sintomas de agressividade e hiperactividade em mamíferos selvagens – eles já provavelmente estariam mortos. É que um animal com raiva não sobrevive mais do que uma semana depois de a contrair, e estes casos estão a ser relatados há já três semanas.

Outra das teorias avança que alguém tem estado a alimentar os animais à mão – o que é ilegal, diga-se – o que leva o animal a regressar ao local onde foi alimentado, de forma agressiva, à procura de mais alimentos.

A terceira teoria tem como pano de fundo a presença de cogumelos alucinogénios nesta região, entre eles o mata-moscas – Amanita muscaria. Lisa Bloch, que trabalha para a delegação local da The Humane Society, avisou os donos de cães da região, no início do Inverno, para a presença de cogumelos perigosos naquela área. Assim, os coiotes poderão também ficar atraídos pelo mata-moscas.

“Encorajamos todas as pessoas que nos digam se viram algum tipo de comportamento estranho [por parte dos coiotes] e outros animais selvagens. Se os virem a morder os pneus dos carros, por exemplo”, concluiu.

Foto: Scott Nolan / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...