Cogumelos cultivados em Penafiel vão obter receitas para sem-abrigo do Porto
A AANP (Associação de Albergues Noturnos do Porto) vai começar a cultivar cogumelos gourmet para obter receitas para ajudar os sem-abrigo da cidade invicta. De acordo com a Lusa, os cogumelos serão cultivados ainda este mês, em campos agrícolas pertencentes a esta associação, situados em Penafiel.
Os cogumelos serão depois vendidos em fresco, secos ou em estado aquoso – para as indústrias farmacêuticas e de cosmética. A comercialização será feita numa linha de concorrência de mercado, estando a data de lançamento prevista para Abril de 2012.
Paralelamente, este projecto irá criar, inicialmente, cerca de cinco postos de trabalho – um permanente e quatro sazonais. Todas as receitas reverterão para a AANP, que ganhará assim uma maior autossuficiência financeira. Um verdadeiro projecto comunitário de sustentabilidade.
Na verdade, cerca de 40% das verbas necessárias para as despesas da instituição provêm de donativos, que começaram a escassear devido à crise. Os restantes 60% das despesas da AANP são cobertas pela Segurança Social.
A produção de cogumelos gourmet é apoiada pela Fundação EDP, Universidade Católica e empresas portuguesas.
Os albergues da AANP distribuem cerca de 15 mil refeições por mês. Têm também capacidade para alojar 82 pessoas, estando presentes na Rua de Mártires da Liberdade e na Campanhã.