Colocar os peixes em pequenos aquários redondos é um abuso animal, revela especialista
Uma empresa francesa no setor dos produtos para animais de estimação deixou de vender aquários redondos e com tamanho inferior a 15 litros, e a razão é muito simples: são maus para os peixes.
Segundo o CEO da AgroBiothers Laboratoire, Matthieu Lambeaux, “colocar peixes em ‘pequenas tigelas’ sem filtração e oxigenação é um abuso animal”, e é uma “tortura” que “enlouquece e mata os peixes”, revela à Reuters. Além de fazerem mal à saúde, estes pequenos aquários provocam a sua morte em poucas semanas ou, com sorte, meses.
É bastante comum ver aquários com peixes dourados (carassius auratus) em casas de todo o mundo. Comparativamente a outros animais de estimação, dão pouco trabalho e menos despesas ao fim do mês. Mas é certo que a maior parte das pessoas não tem os cuidados e conhecimentos necessários para cuidar bem da espécie – é recorrente encontrá-los mortos num curto espaço de tempo após a compra.
De acordo com o especialista, estes peixes são sociais e precisam de companhia de outros peixes, e se viverem num ambiente saudável, podem crescer até 25 centímetros e chegar aos 30 anos.
“As pessoas compram um peixinho dourado para os filhos por impulso, mas se soubessem a tortura que é, não o fariam”, sublinha.