Columbia Britânica vai abater 183 lobos para salvar o caribu da montanha



A Columbia Britânica, Canadá, vai abater cerca de 183 lobos-cinzentos – uma acção de último recurso – para tentar salvar a rena da montanha desta região. A população destas renas, que são conhecidas pelos canadianos como caribus, diminuiu para os dois dígitos e o governo local culpa este lobo icónico de estar a empurrar e espécie para a extinção.

Estes caribus habitam apenas na região da montanha de South Selkirk e foram considerados ameaçados há vários anos. Observações recentes indicam que os lobos estão a provocar baixas significantes na população. O governo regional indica que a população de caribus está em perigo de extinção, tendo diminuído de 46 elementos, em 2009, para 18 em Março de 2014. Dados do Ministério das Florestas, Terras e Recursos Naturais do Canadá revelam que os lobos são responsáveis pela morte de 37% das renas da montanha adultas.

Os lobos vão ser abatidos com recurso a armadilhas e armamento, sendo que a maioria deverá ser morta a partir de helicópteros, de forma a concluir a tarefa mais rapidamente, escreve o Inhabitat.

A decisão do governo local da Columbia Britânica foi recebida com bastantes críticas tendo sido já apelidado de “massacre brutal” por algumas organizações de defesa animal. Outras associações indicam que a destruição do habitat natural do caribu é mais perigoso para a espécie que o ataque dos lobos.

Foto: Rudy in Ottawa / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...