Com 44% de ateus, Holanda está a transformar as igrejas em livrarias e cafés (com FOTOS)
“O mundo mudou” é uma das expressões mais ouvidas e lidas hoje, à medida que muitos dos hábitos de anos e décadas são postos em causa devido à crise económica ou, simplesmente, evolução da sociedade.
A expressão encaixa também de forma perfeita na nova tendência na Holanda: transformar igrejas e templos em livrarias, casas de espectáculos e cafés. É que 44% da população holandesa considera-se ateia, pelo que há infra-estruturas que estão, diríamos, desactualizadas.
Segundo uma pesquisa recente, há 28% de católicos na Holanda, 19% de protestantes, 5% de muçulmanos e 4% de outas religiões. Assim, muitas destas religiões estão sem dinheiro para manter as suas infra-estruturas, pelo que optam por arrendá-las ou vendê-las.
Por outro lado, nem todos os 56% de crentes costumam frequentar as igrejas, templos ou locais de culto, por isso estes começam a definhar.
Um dos exemplos é a livraria Selexyz, construída em plena igreja de Maastricht. Uma igreja do século XIX de Amesterdão foi também transformada numa casa de espectáculos de rock, pop e música do mundo, o Paradiso, que é hoje um dos locais de passagem indispensáveis da tourneé de centenas de artistas por ano.