Comércio de rua cresce em Portugal, sobretudo Lisboa e Porto



O comércio de rua está a ter um “crescimento significativo” em Portugal, em contraciclo com outros sectores do mercado imobiliário, de acordo com um relatório da Cushman & Wakefield ontem publicado.

De acordo com o estudo “Business Briefing sobre o comércio de rua em Portugal”, é a cidade de Lisboa quem tem vindo a acolher cada vez mais retalhistas nacionais e internacionais nas suas zonas prime, sobretudo no Chiado, Avenida da Liberdade, Rua Castilho e Parque das Nações.

“A presença de retalhistas internacionais e múltiplos aumentou consideravelmente em ambas as cidades e são vários os exemplos de novos clusters de retalho que têm contribuído para afluência de público às ruas dos centros de Lisboa e Porto. Há uma evolução clara na qualidade da oferta no centro das duas maiores cidades do País entre 2008 e 2011, devido sobretudo ao empenho e investimento de comerciantes portugueses com cadeias de lojas, que apelidamos de retalhistas múltiplos”, explicou ao Hiper Super Marta Esteves Costa, responsável pelo estudo.

Em Lisboa, a Avenida da Liberdade, Rua Augusta, Rua dos Fanqueiros, Rua do Ouro, Rua Garrett e Rua da Prata, continuam concentrar o maior número de lojas. Em conjunto, reúnem 68% da oferta ou seja, mais de 100.000 m2.

Já na cidade do Porto, as ruas com maior oferta comercial são a Rua de Santa Catarina e a Rua de Sá da Bandeira, totalizam em conjunto cerca de 87.000 m2, correspondente a perto de 51% da oferta total auditada.

Leia o estudo na íntegra.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...