Comida sobre rodas chega às ruas de Lisboa
O conceito de street food já é antigo em várias cidades dos Estados Unidos, sobretudo Nova Iorque (na foto). Em 2013, a sua popularidade aumentou exponencialmente em capitais europeias como Paris ou Londres e agora, em 2014, chega às ruas de Lisboa, através do projecto Lisboa Sobre Rodas.
As roulottes de fast food e os seus hambúrgueres, cachorros e sandes de presunto já são parte integrante da cultura popular portuguesa, destacando-se em dias de feira ou nos dias de jogos de futebol.
No entanto, a Câmara Municipal de Lisboa, assim como outras câmaras, não autorizavam novas carrinhas de comida ambulante. Porém, o boom deste tipo de negócios noutros países motivou muitos empreendedores a querer iniciar negócios de street food. Desta forma, nasceu o Lisboa Sobre Rodas, através de uma iniciativa entre a câmara de Lisboa e cinco jovens empresas – A Frigideira de Bairro, Bananacafe, Hamburgueria, Hot Dog Lovers e Wasabi.
Porém, se antes a venda de comida na rua era sinónimo de alimentos gordurosos e pouco saudáveis, não é o caso deste projecto. A Frigideira de Bairro, por exemplo, vai oferecer aos Lisboetas e turistas partos como batatas assadas com ervas do campo, grelos salteados com broa, lascas de bacalhau ou burritas de porco preto. Já a Bananacafe aposta nos batidos e sumos naturais, bem como nas empadas e quiches artesanais, enquanto a Wasabi vai oferecer vários pratos de sushi
Planeado a dois anos, o projecto está estruturado para que as cinco carrinhas funcionem todos os dias da semana, rodando diariamente por sete localizações: Amoreiras, Cais do Sodré, Campo Grande, Entrecampos, Saldanha, Parque Eduardo VII e Monsanto. Os food trucks vão funcionar de Março a Outubro.
De segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 20 horas, as carrinhas distribuem-se pelas Amoreiras, Cais, Campo Grande, Entrecampos e Saldanha. À noite, entre as 20 e as 02 horas, as cinco carrinhas ficam estacionadas no cimo do Eduardo VII, junto à bandeira, com uma esplanada de 200 lugares e com programação cultural variada, refere em comunicado o projecto.
Aos domingos, a pensar nas famílias e grupos de amigos, entre as 10 e as 19 horas, uma das carrinhas vai estar estacionada em Monsanto.
Foto: edibleNY / Creative Commons