com o apoio
em modo Escuro poderá poupar até 30% de energia. Saiba mais

Comissão Estatística da ONU anuncia novo quadro económico e ambiental

O System of Environmental-Economic Accounting—Ecosystem Accounting (SEEA EA) (Sistema ambiental de contabilidade económica e de ecossistema, em português) passa agora a fazer parte das estatísticas internacionais, anuncia a Comissão Estatística da Organização das Nações Unidas (ONU). Quer isto dizer, que este novo quadro permitirá que os países tenham conhecimento do seu capital natural e reconheçam a contribuição da natureza para a sua economia e bem-estar.

A nova estrutura vai permitir que os ecossistemas façam parte dos relatórios económicos, indo muito além do Produto Interno Bruto (PIB), que tem dominado os mesmos “desde o final da Segunda Guerra Mundial”, explica a ONU em comunicado.

António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, considera esta decisão “Um passo histórico e transformador na forma como vemos e valorizamos a natureza”. “Não vamos mais permitir que a irracional destruição ambiental seja considerada um progresso económico”, acrescenta. 

Este reconhecimento vai permitir aumentar a proteção e a conservação da natureza nos países, tal como combater as alterações climáticas. O novo quadro será também fundamental nas conferências COP 15, Convenção sobre a Diversidade Biológica em Kunming, e COP 26, Conferência Climática em Glasgow.

Inger Andersen, Diretora Executiva da ONU do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, afirma: “Ao destacar a contribuição da natureza, passamos a ter uma ferramenta que nos permite ver e valorizar a natureza de forma adequada. Isso pode ajudar-nos a realizar uma mudança rápida e duradoura em direção à sustentabilidade tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente.”

Conheça melhor o SEEA EA aqui.

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...